Será que sou intolerante à lactose?
A lactose é um tipo de açúcar encontrado no leite e derivados lácteos. Aos intolerantes, o organismo torna-se incapaz de absorver este componente, essencial para manter a oferta de cálcio no corpo.
O Laboratório Martins oferece dois tipos de exames para identificar a intolerância à lactose. No teste oral, o paciente ingere em jejum uma quantidade conhecida de lactose e faz coletas sucessivas de sangue a cada 30 minutos. Já no teste genético, a coleta é realizada através da saliva ou do sangue, não havendo necessidade de ingerir nenhum medicamento.
Observar os sintomas é uma das maneiras de saber se você tem intolerância à lactose.
- Inchaço na barriga
- Baixa energia e sensação de cansaço
- Dor na região abdominal
- Irritação
- Dores musculares ou nas articulações
- Gases depois de comer alimentos como queijo, leite e iogurte
Se você tem esses sintomas, o ideal é que se faça uma investigação através de exames de sangue e consulte um médico gastroenterologista. Esses são os meios ideais para descobrir se você é intolerante à lactose ou não.
No início do tratamento, para incentivar o alívio dos sintomas, a recomendação é suspender leites e derivados da dieta. Aos poucos, os alimentos começam a ser introduzidos, identificando a quantidade que o organismo suporta e contribuindo para formação saudável da massa óssea, junto com a vitamina D.
A intolerância à lactose não é uma doença, mas sim uma carência do organismo que pode ser tratada com dieta e medicamentos. Por isso, torna-se necessário ao intolerante encontrar novas maneiras de acrescentar cálcio à dieta. A estimativa é ingerir de 1.200 a 1.500 mg por dia através de cápsulas e comprimidos mastigáveis, além de alimentos com maior quantidade de cálcio.
De um modo geral, quem desenvolve a intolerância leva uma vida normal. Os cuidados são unidos à orientação médica, alimentação adequada e moderação no consumo de leite e derivados além do suportado pelo organismo.